3.8.23

#Resenha: MENGUELE: A História Completa do Anjo da Morte de Auschwitz - Gerald L Posner e John Ware

MENGUELE
Editora: Editora Cultrix
Avaliação: 🌟🌟🌟🌟 
Compre: Amazon
Sinopse:
A clássica biografia sobre o médico mais infame que a humanidade já conheceu. Chefe do serviço médico do campo de concentração de Auschwitz entre 1943 e 1945, Mengele usou prisioneiros como cobaias humanas em experimentos pseudocientíficos, com os quais buscava comprovar suas teses sobre a superioridade da raça ariana. O grande diferencial dessa obra sobre o “Anjo da Morte de Auschwitz” é que o único filho do médico nazista deu aos autores acesso irrestrito a mais de 5 mil páginas de diários, cartas e anotações particulares de seu pai, de 1945 até sua morte, em 1979, em Bertioga, no litoral paulista. Além disso, um dos autores – Gerald Posner – já havia reunido, no início dos anos 80, o maior arquivo particular de documentos e entrevistas sobre o Mengele. Escrito de forma ágil, tal como uma obra de jornalismo investigativo com um toque de novela policial, o livro traz uma narrativa arrebatadora sobre a vida de um dos fugitivos mais procurados da Segunda Guerra Mundial.
══════•• ❀ ••══════

Dos horrores cometidos pelos nazistas na Segunda Guerra, os relatos de Auschwitz são, com certeza, os mais chocantes para qualquer leitor que busca conhecer mais a fundo a história e os personagens que passaram por ela.
 
Mengele é um nome conhecido pelo trabalho “científico” que fazia com gêmeos, dentre outros indivíduos, no campo de concentração de Auschwitz e Birkenau. Ele trabalhava diretamente com a seleção dos recém chegados. Com apenas um dedo ele decidia quem viveria e quem morreria nas câmaras de gás.
 
Nascido em uma família abastada, dedicou-se à medicina e ao estudo da antropologia por vários anos de sua vida. Muito ambicioso, sonhava em deixar seu nome na história, se envolver na política seria um caminho comum, visto sua necessidade de reconhecimento.
 
Não há como mensurar as atrocidades cometidas nesse período, nem por ele, nem por nenhum outro na nazista, e a única certeza que nos resta é que não há limites para a loucura humana; cega por ideologias e pensamentos políticos nefastos. Sejam quais forem as ideologias, elas sempre levam a um tipo de fanatismo diabólico e isso é assustador.
 
Sem mais delongas, o livro traz um compilado cronológico da vida de Mengele, antes da guerra, seus anos de fuga e sua morte por afogamento no litoral de São Paulo, estado em que viveu seus últimos anos no Município de Diadema.

Não direi que a leitura é fácil, pois não é, não digo isso pelo tema em si, pois os autores não se atém em excesso aos detalhes mais sórdidos, mas é bem cansativo quando começam a falar sobre várias suposições, investigações, caçadas e etc..

É um livro completo para quem se interessa e estuda esse período histórico. Vale a leitura!

══════•• ❀ ••══════

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos dividir experiências?
Me diga aí o que achou...